O quadro do Fluxo de Caixa é dedicado ao controle da movimentação financeira em um determinado período de uma empresa.



Este quadro costuma apresentar uma certa confusão aos usuários, pois pode ser interpretado de maneira errônea, e isso acarreta em uma resposta de erro de nosso sistema, impedindo-o de enviar informações erradas para a ANS. Por isso, disponibilizamos um tópico destinado aos problemas mais recorrentes em relação a isso. Clique aqui para acessar os Problemas Frequentes.



Acompanhe abaixo um demonstrativo de telas e descrições a respeito do Fluxo de Caixa.



1. 

Esta é a tela inicial ao abrir o quadro de "Fluxo de Caixa". Todos os campos com fundo branco devem ser preenchidos manualmente, enquanto os de fundo cinza contém a soma dos campos. 


2.

Conforme os valores são inseridos, o montante do Caixa Líquido vai sendo alterado. Ao obter o resultado final, o usuário deve apertar em "Salvar" para ter seus registros armazenados. Com isso, o usuário terá uma mensagem confirmando que os registros foram salvos com sucesso.


É importante ressaltar que apesar da mensagem de "Registros salvos com sucesso", é possível que haja um erro no envio do XML para a ANS em vigor de inclusões errôneas no Fluxo de Caixa. Nosso sistema apresenta os valores necessários para fazer o cálculo de consistência do Fluxo de Caixa, que, conforme apresentado em nosso tópico de "Problemas Frequentes", consiste em:


SOMA DO SALDO FINAL DAS CONTAS 1211 E 1213 = SALDO DO FLUXO DE CAIXA + SOMA DO SALDO ANTERIOR DAS CONTAS 1211 E 1213


Como é possível observar na tela exemplo acima, os dois valores não estão iguais, o que resultaria em uma mensagem de erro ao tentar enviar o XML para a ANS, informando que o preenchimento do Fluxo de Caixa está inválido. Para corrigir isto, é preciso rever os lançamentos feitos no quadro e corrigir qualquer eventual erro, levando em conta que o cálculo usa o saldo anterior das contas em questão para chegar ao resultado aguardado pela ANS.